Blush-se: FALANDO SOBRE: Progressiva!

19 de fev de 2014

FALANDO SOBRE: Progressiva!

Oi genteee, pro meu primeiro post aqui no blog resolvi fazer um “Falando Sobre”, onde vou falar um pouquinho sobre algumas coisas que eu já fiz, que sei que muita gente tem dúvida e que é legal ouvir a opinião de quem já fez, ou também serão coisas legais para conversar e ouvir sobre tais assuntos.


  Bom, hoje eu escolhi falar sobre escova progressiva, e para quem não sabe (tem pessoas que não conhecem) é um procedimento feito para alisar o cabelo, que tem duração, precisa de cuidados e de pensar (muito) se deve fazer.



 Eu faço desde os 10 anos, a primeira coisa que eu fiz foi uma selagem, e esperei um pouco para fazer a progressiva. Não lembro muito bem, mas quando fiz devo ter feito uma só no ano, já com 11 anos eu comecei a dar um intervalo de 3 ou 4 meses para fazer.


 Eu não gostava do meu cabelo, achava muito trabalhoso, ele não chegava a ser encaracolado mas era bem enrolado, e eu sempre quis ter o cabelo liso.


 Até ter quase 12 anos eu não cuidava muito bem do meu cabelo pelo fato de ter feito progressiva e achar que já estava lindo, ficava com uma raiz enorme, não usava produtos próprios para isso e eu gostaria de falar sobre isso aqui.
  A progressiva a partir do momento que você faz, tem que começar a retocar quando o produto vai saindo do cabelo, comigo demora uns 3 meses lavando 1 dia sim 1 dia não. Quando sai o cabelo não volta ao normal, por isso é importante fazer ficando ciente disso, claro que se você ficar bastante tempo sem retocar a progressiva o seu cabelo vai ficando mais parecido como antes, não vai continuar aquele efeito liso de quando você fez, mas a parte que você fez sempre vai ser mais lisa do que a que vai crescendo, então se quiser seu cabelo totalmente de volta tem que esperar crescer normalmente e cortar a parte que foi feita o procedimento, isso demora, porque o cabelo não cresce da noite pro dia.
  O retoque tem que ser feito de acordo com o seu cabelo e isso é muito pessoal, cada pessoa tem que respeitar o seu intervalo de tempo, isso porque se for feito mais vezes do que seu cabelo aguenta, pode ficar fraco, quebrar. E também deve ser feito porque não fica legal uma raiz enorme com a estrutura diferente da do comprimento do cabelo
  A hidratação em salão eu sempre faço 1 semana antes de fazer a progressiva, porque acho que o impacto que ela causa no cabelo é bem menor se ele estiver mais forte e bem hidratado.
  A progressiva modifica a estrutura do cabelo, é passado um produto nele (essa história do formol acabou porque causa danos a saúde, hoje existem outras bases pro produto que também alisa e não causa danos, embora algum salões deem a opção de com ou sem formol) e depois é passado a prancha várias vezes (ai o porque de hidratar para ficar com o cabelo mais forte). No salão que eu vou, posso lavar no mesmo dia que faço, mas existem salões que usam produtos em que só se pode lavar 3 dias depois, eu particularmente não gosto porque os fios ficam com o produto, é ruim para pentear e o cheiro é muito forte.
 O que eu percebi de mudança no meu cabelo após as progressivas, foi que ficou mais oleoso, não por causa do produto, mas sim porque a oleosidade é maior em cabelos mais lisos já que é mais rápida da raiz até as pontas do que eu cabelos enrolados, encaracolados ou ondulados.
 Portanto, é preciso  pensar muito a respeito se realmente quer fazer, se vai cuidar e respeitar o tempo correto para retocar. E nunca faça porque alguém disse que cabelos lisos são mais bonitos, ou porque a maioria das pessoas  que conhece tem o cabelo liso, se você gosta dos seus fios enroladinhos –haha- isso que importa, principalmente porque não tem volta depois que faz.


  Agora falando sobre os produtos, é necessário com toda certeza usar produtos especiais para cabelos com progressiva, hoje todas –ou quase todas- as marcas para cabelo possuem linhas só para cabelos alisados. Esses produtos são bons porque além de prolongar o efeito da progressiva, são feitos com substâncias que ajudam a deixar o cabelo alisado bonito. Ah, e eu nunca uso e nem recomendo usar shampoo anti-resíduos, isso porque eles tiram o produto dos fios.


  Ufa! Hahaha.
Falei tudo o que tinha para falar, mesmo.
Espero que tenham gostado e... vejo vocês no próximo post <3

 *Lembrando que tudo o que foi dito aqui foi a minha experiência com a progressiva, foi o que eu achei melhor no meu cabelo e o que funcionou para mim, nenhum cabelo é igual e por isso é importante fazer o que é melhor para o seu, e também ver com um especialista se seus fios aguentam um procedimento desse.




                                       


4 comentários:

  1. Olá!! Achei muito funcional a dica, realmente não dá pra fazer um tratamento químico e não cuidar. Não adiantará de nada. Eu já fiz progressiva, mas, hoje prefiro deixar meu cabelo natural.
    Adorei o blog!! Lindo, lindo

    Beeeeeeeeeeeijos
    www.experteza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa, que bom que gostou do blog e do post <3
      Amei o seu blog! Ganhou uma nova leitora haha.

      Excluir
  2. Que post mesmo interessante, estava mesmo a precisar de algumas informações sobre isto! Obrigada pelo testemunho querida :)
    Beijinhos*
    Http://thisisbeautydream.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nadaaa linda! É bom mesmo procurar saber mais sobre isso.
      Seu blog é maravilhoso, ganhou uma seguidora <3

      Excluir