Blush-se: AUTO ACEITAÇÃO // #TerçaSemMake

14 de jul de 2015

AUTO ACEITAÇÃO // #TerçaSemMake


Eu não sei se você já passou por algum problema de aceitação com a sua aparência, mas é uma coisa mais comum do parece, e que muitas vezes se camufla tão bem que a própria vítima não sabe que está passando por isso, e é nos pequenos detalhes que a pessoa se entrega. Stop With the Beauty Madness Challenge, acho que você conhece, né? Era um desafio que bombou há algum tempo nas redes sociais que consistia em postar uma foto sua sem filtro, sem maquiagem, sem edições. Eu não sei como a história se desenrolou na sua timeline mas na minha o efeito foi ao contrário, o movimento  que era pra ser um desprender das amarras sociais só mostrou a dependência das pessoas pelos cosméticos, e no meio disso tudo criaram uma espécie de prenda  que se você não postasse a foto em 24h teria que dar uma maquiagem para a pessoa que te desafiou. Não, eu não quero bancar a politicamente correta, mas qual a coerência disso?

Se nós sabemos que cada um é diferente um do outro, que as características tanto físicas tanto pessoais não são idênticas com as de ninguémpor que insistimos em tentar igualar todo mundo em um mesmo padrão estético? E foi a procura dessa resposta que achei um projeto que veio pra dar voz (e rosto) a vontade de cada uma de acabar com a ditadura da beleza feminina, o Terça Sem Make.

Todo dia, mesmo que involuntariamente, acabamos sendo influenciadas a seguir algum caminho, fazer alguma escolha, que nem sempre é necessariamente ruim, mas temos que achar o ponto inicial da nossa liberdade de escolha e expressão e demarcá-lo bem. Não me encare como hipócrita por ter um blog que antigamente era só sobre maquiagem e agora vir falar como ela nos afeta negativamente, mas o que acontece é que as vezes a nossa vontade de mudar a nós mesmas fala mais alto e acabamos atribuindo a maquiagem a função de máscara, e não de algo que serve para realçar o que temos de melhor. Somos influenciadas cotidianamente a negar as nossas aparências e tentar nos igualar a algo que não é real, ou seja, uma tentativa falha que resulta em frustração.

O projeto do blog Girls With Style é um movimento que usa as vítimas dessa ditadura como principais "porta-vozes", o objetivo com o projeto é que toda as terças-feiras saiamos sem maquiagem nenhuma e registre tal ação nas redes sociais com a hashtag #TerçaSemMake, ou seja, a terça-feira é o dia de nos libertar de todos os padrões e caixas que a sociedade nos impõe e provar a eles e a nós mesmas que não precisamos de "algo a mais" para nos sentir bem.

Eu faço questão de divulgar o projeto com várias pessoas, e inclusive aqui, porque é algo desafiador e que nos faz refletir sobre nossas escolhas e atos, tudo ao mesmo tempo. Com isso, parei de reverenciar várias marcas que tentavam moldar o jeito de ser de várias mulheres, inclusive a mim, e comecei a me amar mais, e a reparar mais no que gosto em mim, o que a Nuta disse em um post é certo, não porque você ama alguma coisa que vai deixá-la imutável, mas saber se você vai fazer alguma mudança é porque você quer, não porque só porque os outros de recomendaram.


Na verdade o postar a foto não significa só apoiar o projeto, significa apoiar o amor próprio, a auto-aceitação, a deflagração que não é a maquiagem que nos faz sentir especial, que ela pode sim realçar o que temos de melhor, mas é dizer que você não precisa dela para ser feliz e tocar a sua vida, a terça é só empurrão para você fazer isso quando quiser, um, três, cinco dias na semana, quantos você quiser. Vai fundo menina, se ame mais! (:

Se você postar a foto não esqueça da hashtag, e me marca também para eu ver! (@heydebbyy).
Beijo grande,

Déborah. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário